Com objetivo de inspirar e valorizar experiências no campo da inclusão produtiva, unidades da capital, Grande São Paulo, litoral e interior da rede realizam cursos, oficinas, feiras, vivências e debates, entre 16 e 24 de março
Fomentar a inclusão produtiva, a geração de renda e a compreensão de que o trabalho é um meio de desenvolvimento humano, social, individual e coletivo: esta é a proposta da ação em rede Nós: criação, trabalho e cidadania, realizada pelo Sesc São Paulo, de 16 a 24 de março, em 22 unidades na capital, Grande São Paulo, no litoral e interior, visibilizando grupos mapeados nas localidades onde a instituição atua.
Com o tema “Fomento e fortalecimento de redes locais”, a terceira edição da ação conta com mostra de pequenos produtores, oficinas, palestras, rodas de conversa e bate-papos.
Serão mais de 80 atividades, em sua maioria gratuitas, pensadas para contribuir para a valorização do trabalho com a possibilidade de geração de renda, auxiliar nos caminhos relacionados ao mundo do trabalho para empreendedores e público participante e incentivar o desenvolvimento de relações sociais mais justas, aumentando a visibilidade de práticas sustentáveis.
Ao explorar a potência da coletividade para promover diálogos entre projetos, pesquisas e outras experiências comunitárias, o Nós: criação, trabalho e cidadania busca, desta forma, construir e fortalecer parcerias entre pessoas e organizações que atuam nos territórios próximos às unidades da rede.
Destaques da programação na capital e Grande São Paulo:
Economia solidária e outras economias
O Sesc Pompeia abre a programação no dia 16 de março com o bate-papo Autonomias Coletivas – Economias que transformam, que irá abordar a importância de criar estratégias para geração de trabalho e renda e o papel do desenvolvimento local para enfrentar as adversidades de um mercado de trabalho extremamente desfavorável.
Entre os dias 16 e 24 de março, a unidade abriga a Feira de Economia Solidária – Tecendo Autonomias, com comercialização de produtos artísticos, e as oficinas de criatividade Tecendo Autonomias, desenvolvidas pelos artistas presentes na feira.
No mesmo período, aos sábados e domingos, o Sesc Santana fará a Feira de Artesanato – Economia Sustentável, uma oportunidade de conhecer mestras, mestres, processos e produtos de diferentes técnicas de artesanato, desde as tradicionais como bordado, cerâmica, trançado em fibras diversas e entalhe em madeira, até as mais inovadoras, como moldagem em PET, torção de cápsulas, fusing/vidro, azulejo/mosaico.
As mulheres ganham destaque também na 2ºedição da Feira Empreendedora da Mulher e LGBTQUIAP+ Heliópolis, realizada com 10 artesãs nos dias 23 e 24 de março no Sesc Ipiranga.
Em parceria com o Fórum Regional de Economia Solidária do ABCDMRR, o Sesc São Caetano realiza a Feirinha ABC da Economia Solidária no dia 23 de março. Nos dias 23 e 24, o Sesc Itaquera faz a Feira Criativa, que contará com iniciativas na área da moda, artesanato, ilustração e gastronomia.
Intervenções, shows e contação de história
As produções culturais também chamam a atenção na programação. No dia 23 de março, o Sesc Interlagos exibe o espetáculo NÓS Discotecagem – Hip-Hop, iniciativas e atividades culturais do Grajaú, com apresentações da DJ Deise e do DJ Crafter, com o som da cena cultural do Grajaú.
Já no dia 24, é a vez do show No Ritmo da História, do Graja Grove, um coletivo de DJs, MCs, dançarinas/os, grafiteiros e educadores periféricos que articula e promove eventos culturais com foco na música e na dança. O grupo tocará as músicas do EP “No Ritmo da História”, lançado em 2017, e tocará com o DJ Licciss e Harry Borges e Grupo Hygher.
O Sesc Itaquera recebe o espetáculo de dança interativo Maraca Dance: Baile do Baque Virado, como um meio de preservar raízes culturais, no dia 23 de março. Serão feitas a dinâmica da Amarelinha Africana e um bailado coletivo ao som do maracatu para estimular os sentidos, o convívio social, a autonomia, a saúde e o bem-estar, sobretudo para pessoas da terceira idade.
Turismo de Base Comunitária – Há ainda algumas atividades relacionadas ao turismo de base comunitária, como a oficina Turismo e Território: Potências Locais, organizada pelo Coletivo Bom Retiro é o Mundo, e que irá promover o reconhecimento dos pontos turísticos do Campo Limpo, incentivando guias da região a fomentar a visitação e a economia local.
Cursos
Entre os dias 19 e 21 do mesmo mês, um minicurso destaca-se no Sesc Pompeia: Estratégias de venda e fortalecimento de rede para pequenos negócios sociais, ministrado pela Rede Design Possível, associação sem fins lucrativos que atua no campo da sustentabilidade socioambiental.
Entre 19 e 22 de março, acontece o curso on-line Economias populares e críticas no Sesc Santo André, que abordará experiências de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.
Destaques no interior e litoral
Em Jundiaí, empreendedores, agricultores e artesãos da cidade participam do bate-papo Economia Solidária e desenvolvimento local, no dia 19 de março, e da oficina Construção de Laços Solidário – Economia Solidária e desenvolvimento local, de 20 a 23 de março. A atividade instiga um diálogo sobre a inclusão produtiva para a população local com base no estreitamento de laços solidários e comunitários.
Para encorajar essa modalidade de turismo, o Sesc São José dos Campos fará o Ateliê de Turismo, envolvendo a escuta dos participantes, conceitos turísticos, oportunidades, potencial do território e aspectos positivos e negativos. Também será explorado o turismo criativo e o papel do guia de turismo.
Outra oficina sobre o tema é a Nós por nós – Trocando experiências sobre Turismo de Base Comunitária, direcionada exclusivamente para moradores das comunidades Vila da Mata e Chácaras Balneário Mogiano, localizadas nos limites do Parque Estadual Restinga de Bertioga. Haverá uma troca de experiências e ambas colocarão em prática seus roteiros de turismo de base comunitária.
Já o Sesc Birigui apresenta a Nós: feira de mulheres artesãs, com expositoras da região do noroeste paulista, também no dia 23 de março.
Nos dias 23 e 24, o Sesc Thermas de Presidente Prudente realiza o curso imersivo Agrofloresta e Plantas Medicinais no Assentamento Porto Maria, sobre a implantação de um sistema agroflorestal com ênfase em plantas medicinais. O curso será ministrado por Namastê Messerschimidt, um renomado educador e consultor na área. Além disso, haverá uma visita ao Assentamento Porto Maria em Rosana-SP e o turismo rural de base comunitária realizado pela Associação de Mulheres Assentadas do Porto Maria (AMAPOMA).
Vivências
Um passeio que apresentará a história e a produção agroecológica do assentamento Santa Helena, em São Carlos, está programado para o mesmo dia na vivência Caminhos da roça: Visita mediada ao Assentamento Santa Helena, do Sesc São Carlos. O roteiro contará a história da luta das famílias assentadas pelo direito à terra e suas experiências na construção de modos de vida e produção de alimentos justos, solidários e sustentáveis.
No dia 23 de março o Sesc Santos realizará a vivência Agricultura Urbana em Circuito – Horta Comunitária Bons Frutos, CSA Acerola e Meliponário Guaiçara com visitação a três empreendimentos de agricultura urbana e periurbana da cidade de Santos, em projetos que promovem preservação, manejo e recuperação da Mata Atlântica. Será uma oportunidade para conhecer frutas, PANCs, méis de abelhas nativas e sua utilização na culinária caiçara.
SERVIÇO:
Nós: criação, trabalho e cidadania
Quando: De 16 a 24 de março
Unidades do Sesc: Na capital, Grande SP (Pompeia, Avenida Paulista, Campo Limpo, Guarulhos, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Mogi das Cruzes, Osasco, Santana, Santo André, São Caetano e Vila Mariana), no litoral (Bertioga e Santos) e no interior (Birigui, Jundiaí, Piracicaba, Registro, São Carlos, São José dos Campos, Thermas De P. Prudente).
Confira os destaques da programação:
Sesc Santana
O quê: Feira de Artesanato Economia Sustentável
Com: Claudinei Roberto Nanzi, Mel Chung, Alexandre Eufrasio dos Santos, Nuci Miranda, Estevão Guida, Margareth Salorno, Marisa Barreiro, Adriana Covolo, Luana Kogus, Lindaura Carvalho
Onde: Sesc Santana
Quando: De 16 a 24/03, sábados e domingos das 11h00 às 16h00
Entrada gratuita
O quê: Mesa de abertura: Criação
Com: Claudinei Roberto Nanzi e Estevão Guida e mediação de Cleide Toledo
Onde: Sesc Santana
Quando: 16/03, das 18h00 às 19h00
Entrada gratuita
O quê: Mesa Trabalho
Com: Shirlene Ribeiro da Silva e Margareth Salorno e mediação de Patrícia Maia Boldrin
Onde: Sesc Santana
Quando: 17/03, das 17h00 às 18h00
Entrada gratuita
O quê: Mesa Cidadania
Com: Marisa Barreiro da Silva e Silvio de Paula e mediação de Rose Meusburguer
Onde: Sesc Santana
Quando: 23/03, das 18h00 às 19h00
Entrada gratuita