Alberto Junior é especialista em vendas com mais de 20 anos de experiência no segmento
De acordo com dados do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, existem mais de 19 milhões de empresas ativas no Brasil. Para quem quer se aventurar no empreendedorismo, precisa ter em mente que será necessário de destacar em meio à multidão. Segundo o especialista em vendas, Alberto Junior, existem algumas diretrizes que podem ser seguidas para impulsionar os negócios, independente do nicho ou tipo de produto/serviço.
O especialista separou cinco dicas de como melhorar processos de venda para obter mais sucesso nos negócios.
Dica 1 – A maioria das vendas acontece depois do 7º não
Existe uma construção cerebral que deve ser considerada na hora da venda. É necessário gerar confiabilidade e relacionamento com o cliente. Nem sempre a venda ocorre porque o consumidor se conecta e já compra. Há uma conexão por trás, que envolve entender as crenças, necessidades, medo e insegurança do potencial cliente.
Dica 2 – Nenhum cliente quer que você venda, ele quer ter o controle
O cliente gosta de ter o controle da situação. Por isso que os vendedores precisam entender que não adianta ser puramente técnico no momento de explicar o que determinado produto faz. Para a efetivação de uma venda, é necessário utilizar gatilhos emocionais, de valor que o dinheiro não compra: por que determinada compra vai melhorar a experiência do cliente? Qual o valor não-físico que ele pode adquirir? Tem que ser emocional quando se faz conta.
Dica 3 – Pesquise o cliente
Hoje está cada vez mais fácil buscar informações. Por isso, os vendedores podem pesquisar sobre os seus clientes antes, principalmente pelas redes sociais. Por exemplo, é possível saber o que ele gosta por meio das curtidas em conteúdos na internet. Se ele tiver um perfil aberto, pode-se entender se ele está sempre em família ou entre os amigos. Nada impede de perguntar também, isto é, fazer uma entrevista “despretensiosa” com a pessoa. Enfim: buscar dados vai auxiliar a criar conexão.
Dica 4 – Dinheiro vem depois da confiança
O cliente primeiro precisa comprar você, para daí sim, comprar o produto. Por isso é importante investir em uma imagem de confiança e credibilidade.
Dica 5 – Não desperdice tempo
Se o cliente não quer comprar e o vendedor já tentou todas as técnicas, é necessário entender que “a fila anda”. Haverá outros potenciais clientes e sempre uma nova oportunidade de apresentar o produto ou serviço.