Especialista explica que exercícios físicos, hábitos saudáveis e meias de compressão graduada auxiliam na prevenção de problemas circulatórios graves, como a trombose
A data de 7 de abril é oficialmente reconhecida como o Dia Mundial da Saúde, criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é conscientizar as pessoas sobre diversas doenças, além de incentivar políticas públicas voltadas para orientar a população sobre o tema. De acordo com a entidade, entre as principais causas de morte passíveis de prevenção no mundo estão as doenças cardiovasculares que, em muitos casos, podem ter consequências mais graves, causando dores, varizes e até tromboses, um problema que atinge milhares de brasileiros todos os anos.
Um aspecto importante que muitas vezes não tem a devida atenção das pessoas no dia a dia é a saúde das pernas. Porém, de acordo com o Dr. Gustavo Solano, médico especialista em cirurgia vascular e endovascular, com cuidados simples na rotina, é possível prevenir diversos problemas circulatórios. O médico dá dicas sobre como manter a saúde das pernas:
- Pratique exercícios físicos: a atividade física auxilia na circulação sanguínea, reduz o inchaço e fortalece a panturrilha, membro responsável por levar o sangue até o pulmão e coração. Caminhadas pela rua ou exercícios com o peso do corpo, mesmo em casa, já são ótimos para prevenir problemas circulatórios.
- Evite ficar muito tempo parado na mesma posição: quando ficamos com o corpo parado durante longos períodos, seja sentado ou em pé, a circulação sanguínea pode ser prejudicada. Por isso, ao longo do dia, seja em casa ou no trabalho, levante e mexa seu corpo, mesmo que em um pequeno espaço.
- Use meias de compressão: as meias de compressão não servem apenas para utilização após cirurgias ou em tratamentos específicos. O acessório pode ser usado para ajudar na prevenção e contribuir para manter a saúde das pernas. “Em ocasiões que a pessoa irá ficar inevitavelmente sentada por um longo período, como em viagens de avião ou em algum tipo de imobilização, as meias de compressão são ainda mais recomendadas. O risco de ocorrência de trombose é diminuído radicalmente e ganha-se em conforto, eliminando dores e sensação de peso nas pernas”, explica o médico.
A SIGVARIS GROUP, empresa global com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica, possui um amplo portfólio de meias e canelitos de compressão graduada que auxiliam no direcionamento correto do fluxo venoso e linfático, proporcionando a melhora na circulação, além de promover conforto e bem-estar.