Medo do fracasso impede que potenciais empreendimentos de sucesso sejam uma realidade

Tecnologia pode ser responsável por transformar grandes ideias, em negócios

Muitas pessoas possuem o eterno sonho de empreender, mas esses desejos, muitas vezes, não saem do papel por medo ou insegurança de que não irão funcionar. 

Samuel Pereira, CEO da SDA HoldingPara Samuel Pereira, especialista em tráfego e audiência, empresário, investidor e fundador da SDA Holding, o primeiro passo para empreender é tornar essa decisão algo inegociável. “É preciso de foco, colocando esse projeto como uma prioridade. No entanto, para que as coisas funcionem, é preciso combater os fantasmas que o medo pode trazer pelos mais diversos motivos”, pontua.

De acordo com o investidor, o medo das críticas e da falta de dinheiro podem ser grandes impedimentos para o sucesso. “O medo da pobreza se apresenta por meio de algumas atitudes que visam a auto sabotagem, como indiferença, falta de ambição para melhorar seus resultados e, até mesmo, a procrastinação. Por outro lado, o julgamento dos outros pode paralisar as pessoas. A possibilidade de receber críticas ruins sobre nossas ideias faz com que tenhamos medo de nos expressar, não nos coloquemos com firmeza diante dos outros e passamos a questionar a nossa capacidade de realização”, relata.

A idade também é uma desculpa comum para não dar início a um empreendimento. “Muitas vezes a idade é usada como muleta para o não cumprimento de metas estabelecidas. Essa desculpa se torna recorrente nas interações do dia a dia, reforçando uma atitude mental e minando a energia da realização”, revela. 

Outros medos também fazem parte da insegurança que impede o início de um negócio próprio. “O receio de se afastar de pessoas queridas e, até mesmo, o medo de que as coisas não deem certo são alguns dos principais impedimentos para que um empreendimento saia do papel. Para combater essa insegurança, é preciso encontrar seu propósito, pois isso o manterá motivado a realizá-lo”, declara Samuel.

O investidor acredita que todos sentem esses medos em algum momento da vida. “O importante, contudo, é perceber quando eles aparecem e questionar as armadilhas que nossa mente quer construir para que não avancemos. Afinal, nenhum medo pode ser maior do que os seus sonhos”, pontua.

Para Samuel Pereira, a tecnologia pode ser um dos principais motivadores para que um negócio deixe de ser, apenas, uma ideia e se torne uma realidade. “Com o marketing digital, por exemplo, é possível alcançar resultados extraordinários utilizando-se de um baixo investimento. É o pontapé inicial perfeito para aqueles que têm o desejo de empreender, mas se prendem atrás dos medos e inseguranças que esse movimento pode apresentar”, revela.

De acordo com o especialista em tráfego e audiência, definir um público-alvo será crucial para minimizar as chances de erro. “É preciso interpretar as dores e desejos daqueles que se quer atingir. Quando um empreendedor consegue explicar a carência do seu público-alvo melhor do que eles mesmos, esses potenciais clientes automaticamente percebem que a solução para os problemas deles foi encontrada. Portanto, foque comunicação para gerar identificação do público e diminuir os impactos que o medo causa na vida das pessoas”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *