Por Isabela Brisola *
Empreender é desafiador em qualquer lugar. No Brasil, quando abrimos um escritório de advocacia, jamais imaginávamos que, depois de alguns anos, nos mudaríamos para os Estados Unidos, passando a gerenciar os negócios a distância. Hoje, expostos à realidade econômica de uma das maiores potências mundiais, estamos aprendendo e entendendo como trabalham os americanos, como se desenvolvem e as suas ideias sobre empreendedorismo. A cultura local nos acrescenta conhecimento e nos estimula a aplicar aprendizados na prática do nosso negócio. Mas você deve estar se perguntando: como gerenciar uma equipe de Direito remotamente?
Em primeiro lugar, contar com uma equipe treinada e pronta para o atendimento é essencial. Isso é possível porque atuamos junto desse grupo quando estávamos no Brasil e escolhemos uma pessoa em específico como supervisora local no escritório, que auxilia em tudo o que precisamos em relação a todo o time.
Dos Estados Unidos, realizamos reuniões todas as semanas e revisamos tudo o que é urgente. Analiso os processos que precisam ser vistos, além de controlar o financeiro, o que é feito diretamente também daqui. Para chegarmos a esse patamar, preparamos previamente a nossa cultura interna para adotar essa nova visão. A estrutura física, tecnológica e o investimento na equipe criaram a sustentabilidade necessária a essa virada macro.
Entre as vantagens desse trabalho remoto está poder trabalhar em várias frentes, ampliando as possibilidades de crescimento. Ter um panorama do futuro para o seu negócio possibilita essa perspectiva e amplia as oportunidades, o que proporciona trabalhar em diferentes projetos ao mesmo tempo.
Porém, é claro que tivemos e temos desafios. Um dos maiores foi estabelecer a comunicação com os clientes, afinal, para se obter resultados na empresa, a comunicação precisa estar bem alinhada. Assim, mesmo longe, investimos em formas de aumentar a nossa proximidade mesmo distantes. Isso passa, inclusive, pela apresentação de uma equipe bem preparada, pois a confiança no trabalho dela será indispensável ao considerarmos que os colaboradores são o verdadeiro cartão de visita de uma empresa!
Uma equipe feliz, focada e comprometida gera melhores resultados, e, em grande parte, isso se deve a uma boa gestão de pessoas. Bons gestores são aqueles que se desenvolvem intencionalmente para atender à necessidade das suas equipes de maneira eficiente e humana. Se você tem uma boa gestão, com certeza terá bons resultados.
Nesse sentido, a clareza sobre o que se faz é outro fator muito importante. A especialização é fundamental para quem deseja crescer cada vez mais. Digo isso porque observamos, ao longo da nossa experiência, que não adianta fazer várias coisas ao mesmo tempo e não ser bom em nenhuma delas. Em tempos de alta performance, precisamos ser assertivos e eficazes no trabalho que prestamos. Portanto, a especialização capacita para o pleno desenvolvimento profissional.
Lembro que a transformação da mente é uma das coisas mais importantes para o crescimento. Abri-la nos leva a avaliar soluções e ter posturas diferentes para a resolução de problemas. É isso que impulsiona para um crescimento contínuo. Como sempre digo para minhas colaboradoras: “O conhecimento é a chave para todas as portas”.
*Isabela Brisola é advogada previdenciária, e há 10 anos atua à frente do escritório Brisola Advocacia, fundado por ela. Em 2021, mudou-se para os Estados Unidos com sua família, incluindo dois filhos, de onde gerencia a equipe do escritório.
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