Unidade da La Brasa Burguer em Taquaritinga, interior de São Paulo, em apenas 20 dias superou o faturamento estimado no plano de negócio
Quando uma marca ingressa no segmento de franchising, ela faz um estudo completo e complexo sobre o modelo de negócio a ser comercializado, estrutura da unidade, público alvo e locais que atendem as expectativas de crescimento e faturamento. Em alguns casos é criado vários planos para atender as diferentes regiões do país.
Após a consolidação no mercado, é possível que a rede crie estratégias para expandir para o exterior ou cidades do interior, porém, está cada vez mais evidente a importância de se estar onde o cliente deseja que seu negócio esteja.
Foi assim que Jean Moretto (foto), desafiou a La Brasa Burger e inaugurou sua unidade em Taquaritinga, interior de São Paulo. “Realmente foi um desafio trazer uma rede como a La Brasa Burger para Taquaritinga, já que é uma marca que atua principalmente em grandes cidades e capitais”, comenta.
O empresário relembra a dificuldade de encontrar um ponto ideal para a loja. “Contamos com o apoio da equipe de expansão e aceitamos o desafio de construir nossa loja do zero, e foi a melhor decisão que tomamos, pois isso permitiu fazer a loja do jeitinho que queríamos de acordo com o que a cidade gosta”.
Esse cuidado em construir uma unidade “sob medida” foi o pontapé inicial para o sucesso do empreendimento. “Nós inauguramos nossa unidade em agosto de 2021, durante a pandemia, e, por diversos dias nós tivemos filas de espera em nossa porta, e isso acontece até os dias de hoje”, comemora.
A unidade da La Brasa Burger de Taquaritinga inaugurou no dia 13 de agosto e em menos de 20 dias atingiu o faturamento de R$ 148 mil. “Esses números são surpreendentes, pois, no plano de negócios da La Brasa, é esperado que uma unidade alcance esse valor de faturamento mensal a partir do 10º mês”, comenta Luis Demite, diretor geral do Grupo LFB Franchising.
Em seis meses o empreendedor conseguiu atingir o primeiro milhão com a unidade e, hoje, com o negócio estável, conta com o lucro líquido de 20%. A unidade possui uma média de 2 mil pedidos ao mês, 18 colaboradores e um faturamento mensal que ultrapassa os R$ 200 mil. “Nosso trabalho árduo e a parceria com os moradores de Taquaritinga que abraçaram nossa unidade fazem toda a diferença”, afirma.
Moretto conta que após a inauguração da unidade, ele e sua esposa — que hoje são sócios — evoluíram muito na gestão da empresa. “Nós já atuávamos no franchising, mas, a La Brasa Burger mudou totalmente nosso jeito de atuar nas empresas, aumentando nosso know-how, desde negociações de insumos até o gerenciamento de equipe”.
Para quem deseja empreender, Jean aconselha resiliência e estudo. “Estude bem o mercado que você deseja atuar, se for no franchising, encontre negócios que facilitem a sua jornada no empreendedorismo, no meu caso, a LFB Franchising, se encaixou perfeitamente no que eu procurava. É necessário ter o conhecimento que você trabalhará juntamente com a franqueadora para o crescimento da sua empresa, e por fim, seja resiliente, não desista fácil da sua jornada, pois com toda certeza valerá muito a pena”, finaliza.
Fundada em 2018 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a La Brasa Burger é uma rede de franquias especializada em hambúrgueres gourmet, pertencente ao grupo LFB Franchising. O empreendedor interessado na franquia precisa investir cerca de R$ 250 mil, o faturamento médio mensal é de R$ 100 mil, com lucratividade de 17% a 20% e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses. As expectativas para rede em 2022 é inaugurar pelo menos mais 50 lojas pelo Brasil e chegar na marca de 1,5 milhão de hambúrgueres comercializados no País.